É preciso ter muito tempo livre para ser do C.A?
Não necessariamente. É preciso ter vontade e compreender que a maior voz dentro da universidade é o estudante. Dessa forma, somente organizados poderemos lutar por nossos direitos! Com uma gestão com bastante gente disposta, ninguém fica sobrecarregado e muito pode ser feito.
É preciso ter ligação partidária para ser do C.A.?
A atual gestão se caracteriza por ser independente, isso significa que não temos nenhuma ligação partidária. Vale ressaltar que compreendemos a legitimidade dessa forma de organização, no entanto acreditamos que o interesse d@ estudante precisa ser priorizado, em detrimento do interesse partidário.
C.A. é coisa de gente que quer ser político?
Não. É verdade que muitos políticos começam sua trajetória dentro do movimento estudantil, mas essa não é (ou não deveria ser) o objetivo. É verdade que não tem como separar política de movimento, principalmente porque precisamos nos posicionar em relação à medidas políticas, e reinvindicar outras. Mas ser do C.A. é tão político quanto ser pedagog@, pois nossa profissão não pode se desassociar da luta política.
C.A. é coisa de baderneiro?
Não. Nossa intenção é apenas ter nossos direitos respeitados. Somos estudantes e temos nossas reivindicações, as mesmas precisam ser ouvidas.
Para ser do C.A. é preciso fazer parte de algum grupinho ou ser amigo dos que estão na gestão?
De forma nenhuma. O C.A. É aberto, tanto a gestão quanto o espaço físico. Todos os bens que lá estão são propriedades d@s estudantes. Por vezes, as pessoas não participam por não terem afinidade com alguns membros do C.A., mas a luta estudantil deve vir acima disso. Não lutamos por direitos pessoais, e sim por direitos coletivos.
@s diretores do CAPF recebem alguma remunerção?
Não! @s diretores do Centro Acadêmico não recebem nenhuma forma de remuneração. O trabalho é totalmente voluntário. O que nos faz participar do Centro Acadêmico é a crença no poder de transformação do movimento estudantil. Acreditamos que o CAPF é um importante meio para lutarmos por uma UERJ melhor!
A Gestão Mudar é Possível convida tod@s @s estudantes a construírem conosco uma UERJ cada vez melhor!